O MinistĂ©rio PĂșblico do Estado de Mato Grosso, por intermĂ©dio do promotor eleitoral, denunciou o vereador de Lucas do Rio Verde Marcos Paulista, por crime de violĂȘncia polĂtica de gĂȘnero, cometido contra a colega Ideiva Foletto., durante sessĂŁo extraordinĂĄria do Poder Legislativo do municĂpio.
Conforme a denĂșncia, o parlamentar agiu dolosamente, constrangeu e humilhou a vĂtima com a finalidade de dificultar o desempenho de seu mandato eletivo como vereadora, utilizando-se de menosprezo e discriminação Ă condição de mulher.
Durante a sessĂŁo, o vereador dirigiu-se Ă vĂtima dizendo: âVereadora, a senhora Ă© uma oportunista. A senhora vem aqui falar que nĂłs nĂŁo somos capachos de prefeito. Eu quero dizer para todos que a senhora Ă© capacho do prefeito sim, (âŠ) o que a senhora saber fazer aqui Ă© isso, Ă© roubar mĂ©rito, sair aqui como boa moça e parece uma hiena. (âŠ) Quando eu quero dizer que vocĂȘ Ideiva, que aqui dentro vocĂȘ Ă© tratada como vereadora e aqui estĂĄ sendo um aprendizado para vocĂȘ, vocĂȘ estĂĄ aqui agora aprendendo o que Ă© mexer com pessoas de testosterona avançada. Quando a gente grita vocĂȘ estĂĄ aprendendoâ.
De acordo com o MP, o vereador ou a ofender a colega apĂłs a vĂtima formular pedido de vista de projeto de lei municipal que versava sobre a concessĂŁo de reajuste geral anual a professores.
âO conjunto dos fatos e o contexto em que a conduta foi praticada revelam que o denunciado agiu com a intenção de constranger e humilhar a vĂtima, que estava no exercĂcio de seu mandato parlamentar. Denotam ainda que a menosprezou e discriminou em razĂŁo de sua condição de mulher, ao dizer que ela parecia uma hiena. (âŠ)â, destacou o promotor de Justiça MĂĄrcio Florestan Berestinas ao oferecer a denĂșncia, requerendo que a mesma seja recebida, autuada e processada.
Fonte: odocumento