Especialistas debatem os principais erros de empreendedores e apresentam estratégias para os pequenos negócios 313e40
André Siqueira, co-fundador da RD Station, empresa especializada em marketing, foi um dos oito palestrantes do Sebrae Hacking
22/05/2025 às 17:42 Atualização
22/05/2025 às 17:54
Com o foco de amparar e trazer conhecimento aos empreendedores, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), reuniu renomados profissionais durante a terceira edição do Sebrae Hacking, maior evento de inovação e criatividade do Estado.
Um dos palestrantes, o co-fundador da RD Station, empresa especializada em marketing, André Siqueira, elencou os principais erros que os empreendedores normalmente cometem e deu dicas de como evitar e mudar o cenário atual para crescimento futuro.
“Alguns erros são muito comuns, entre eles se apaixonar pelo produto e achar que teve uma ideia incrível, maravilhosa, porém as vezes isso na prática não funciona muito bem. A gente precisa se apaixonar pelo problema e ser flexível com a solução, por vezes, ajustar os seus produtos e a sua ideia para conseguir entregar algo que o público realmente busca”, declarou.
Ainda de acordo com Siqueira, “outra coisa comum é querer se antecipar sobre possíveis problemas, o ideal é deixar os problemas de amanhã para amanhã, não tentar ser perfeito e arrumar tudo antes. Além disso, é preciso ter muita clareza de quem vai estar junto, de quem vai construir, de quem é o papel”, destacou.

O gestor estadual de Inovação do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt, destacou que é uma das premissas do Hacking oferecer conhecimento com profissionais de renome nacional a um valor ível.
“Desde a primeira edição, a intenção foi democratizar o o ao conhecimento. A gente sabe que Mato Grosso fica um pouco mais afastado dos grandes centros, então, o papel do Sebrae com esse evento é trazer nomes e tendências que estão em grandes metrópoles, para falar com os empresários mato-grossenses”, enfatizou.
Em concordância com a relevância do evento para a democratização do conhecimento, Kaleb Pereira, de 33 anos, conta que “as palestras foram bem instrutivas. Eu sempre procuro estar em eventos como esse para aprender mais, para me relacionar mais com as pessoas. E é sempre importante a gente estar em constante movimento para que a gente não fique para trás”, destacou o empreendedor cuiabano, que há três anos começou a empreender com a esposa no ramo de marketing digital.
Ferramentas de negócios e liderança

Como aliado do empreendedor, a tecnologia da comunicação e estratégias eficazes foram temas de palestras como a da Ceo do TikTok no Brasil, Gabriela Comazzetto, que destacou a importância de produzir conteúdo com propósito. Já Beatriz Bottesi, diretora de marketing da Meta na América Latina, falou sobre liderança humanizada e comportamentos inteligentes.
“O TikTok é uma plataforma de entretenimento e as marcas querem fazer parte de tudo que está acontecendo dentro desse ecossistema e há diversas possibilidades para as empresas dentro da plataforma. Não é sobre quem você segue ou quem te segue, mas sobre o conteúdo que você traz. Então, para o empreendedor, o que faz a diferença é a forma como ela traz o conteúdo”, disse Comazzetto.

Posicionamento, postura e liderança inteligente foram as dicas de Bottesi durante sua palestra. “É muito importante
a questão do equilíbrio, do líder ser super conectado com a tecnologia, mas também ser um líder humano, um líder cuidadoso e que ache o equilíbrio entre essas duas coisas”, destacou a responsável pela gestão dos aplicativos Instagram, Facebook e Whastapp.
A edição 2025 do Sebrae Hacking foi realizada no sábado (17.05), no Centro de Eventos do Pantanal, e reuniu quase 600 pessoas e oito palestrantes.
–
Fonte: Sebrae