Sophia @princesinhamt
Turismo

Praia dos Molhes em Torres (RS): O paraíso dos surfistas no litoral gaúcho 1f2258

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Opção favorita dos surfistas que frequentam Torres, a Praia dos Molhes tem a distinção de ser a faixa de litoral mais ao norte do Rio Grande do Sul. A praia acaba, literalmente, junto com o território do estado: seu limite é marcado pelo encontro da água doce do rio Mampituba, a divisa natural com Santa Catarina, com o mar aberto do oceano Atlântico.

Além da curiosidade geográfica imposta pelo rio, outra característica que define a praia são os próprios molhes que lhe emprestam o nome. Construídos na virada dos anos 1960 para os 1970, eles foram estendidos além da faixa litorânea para tornar fixa a saída do Mampituba para o mar, facilitando a navegação dos pescadores que vivem na região.

Com o tempo, os molhes se tornaram um símbolo e um atrativo à parte, com a torre que marca seu início tornando-se um ponto distintivo no horizonte e ajudando a criar a paisagem que torna o lugar famoso – a arquitetura é similar a um pequeno farol. Os molhes também contribuíram para fazer das ondas dessa praia mais fortes e constantes, atraindo muitos surfistas.

Região atrai além do surfe 5h3q6

praia-dos-molhes-torres-areia
Ampla faixa de areia, contígua à famosa Praia Grande, atrai banhistas (Prefeitura de Torres/Divulgação)

Apesar da fama entre aqueles que se equilibram sobre as pranchas, a Praia dos Molhes é uma boa opção mesmo para quem não pega onda. Contígua com a Praia Grande, a mais procurada pelos banhistas, ela acaba sendo uma alternativa também para quem vai com a família. Mas não espere tranquilidade: na alta temporada, o lugar fica apinhado, independentemente da força do mar naquele dia.

Os molhes também são muito procurados por pescadores. Estendendo-se por 250 metros mar adentro, é comum ver dezenas de pessoas lançando anzóis de cima das pedras, jogando a sorte ao mar. O mesmo vale para o outro lado do rio – ainda que sejam um pouco menores, os molhes da vizinha o de Torres, em Santa Catarina, são igualmente procurados por quem quer ar algumas horas contemplando o mar em busca de um peixe.

Nos arredores da Praia dos Molhes, outra boa pedida é a gastronomia. Ao longo da Avenida Beira-Mar, paralela à orla marítima, a pegada é mais de barzinhos, lanchonetes e creperias. Mas uma curta distância de caminhada para o lado oposto, margeando o Mampituba pela Avenida Cristóvão Colombo, há restaurantes diversos, pizzarias, galeterias e especializados em frutos do mar. Tem programa pré e pós praia sem precisar andar muito.

O que mais fazer em Torres 4c6t5a

Torres costuma ser considerada uma exceção no litoral gaúcho, conhecido por peculiaridades como o “mar chocolatão” e amplas faixas de areia contínua, sem enseadas ou baías. Por lá, graças a formações geológicas junto à água, as características são mais compartilhadas com as de praias catarinenses do que de outros destinos no Rio Grande do Sul.

Não é à toa que a cidade se tornou um dos principais polos turísticos do estado, vivendo uma ampla expansão imobiliária em anos recentes. A atração mais famosa da cidade é o Parque da Guarita, que conta com uma praia própria, ladeada por formações basálticas – as “torres” que dão nome para a cidade. Em cima delas, é possível fazer trilhas com diferentes distâncias e níveis de dificuldade.

A cidade também recebe um tradicional Festival Internacional de Balonismo, geralmente em maio. Em 2025, a 36ª edição do evento ocorreu no primeiro final de semana do mês.

Leia tudo sobre Torres

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor 495os

Avatar de Redação

Redação 4a3fv

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.