Um mutirão realizado nesta semana em Rondonópolis, a terceira maior cidade de Mato Grosso, levou dignidade e serviços essenciais à população em situação de rua. A iniciativa da Defensoria Públicareuniu diversos órgãos para oferecer emissão de documentos, atendimento jurídico, assistência médica e social.
Entre os beneficiados, um homem que chegou à cidade para resolver questões judiciais conseguiu, em poucas horas, ar seu processo, atualizar documentos como RG e título de eleitor, fazer exame de vista e obter novos óculos. Ele também será assistido pela Defensoria para negociar uma dívida de empréstimo consignado, que compromete quase todo o valor de seu benefício social.
Além dos atendimentos jurídicos, o mutirão ofereceu vacinação, banho solidário, doação de roupas, atendimento psicológico, corte de cabelo e serviços veterinários para animais de rua. Uma mulher trans também conseguiu retificar seus documentos com o nome social, após anos de espera.
Rondonópolis possui cerca de 300 pessoas em situação de rua, uma das maiores concentrações em Mato Grosso. A ação integra a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, promovendo o à justiça, cidadania e inclusão social.
Fonte: cenariomt