Sophia @princesinhamt
LUCAS DO RIO VERDE

Lucas do Rio Verde realiza a maior mostra municipal de foguetes do Brasil com mais de 800 equipes 6h261v

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Lucas do Rio Verde sediou na tarde de ontem (07) a final da 3ª Mostra Municipal de Lançamento de Foguetes, considerada a maior do país em número de participantes. O evento, que mobilizou mais de 800 equipes ao longo das etapas classificatórias, teve sua fase decisiva no Estádio Municipal o das Emas e reuniu 60 equipes finalistas do ensino fundamental.

A equipe B2, da Escola São Cristóvão, conquistou o primeiro lugar, com um lançamento que atingiu impressionantes 185 metros. Em segundo lugar ficou o grupo Meninas Poderosas, da escola Eça de Queiroz, com 169 metros. A terceira posição foi ocupada pela equipe Spacex, da Escola Olavo Bilac, que alcançou 149 metros. As equipes que subiram ao pódio foram premiadas com troféus e medalhas. Os integrantes da B2 ganharam bicicletas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Elaine Benetti Lovatel, a mostra é o resultado de um projeto pedagógico que vai além do conteúdo tradicional de sala de aula. “Mais de 2.000 alunos e 120 professores estiveram envolvidos. É uma atividade que envolve a escola, a família e transforma a experiência de aprendizado dos estudantes. Os alunos se desafiam, os professores recebem formação específica, e o resultado é um evento que marca a trajetória de vida dessas crianças”, destacou.

A mostra é acompanhada e certificada por representantes da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Conforme Elaine, as equipes com melhor desempenho podem ser selecionadas para representar o município em eventos de nível nacional, conforme critérios da organização. “Lucas do Rio Verde foi reconhecido pela OBA como o município com o maior número de alunos competidores no Brasil”, pontuou a secretária.

O representante da OBA, Alberto Mesquita, acompanhou o evento e elogiou a estrutura oferecida pela cidade. “Vocês conseguiram replicar aqui o mesmo padrão que usamos em eventos nacionais: ambulância, banheiros, alimentação e organização impecável. A única sugestão para o futuro é ampliar o espaço de lançamento, pois os alunos tendem a alcançar distâncias cada vez maiores”, comentou.

Mesquita destacou ainda o impacto social e educacional do projeto. “Já vimos histórias de alunos desmotivados com a escola que mudaram de comportamento após se envolverem com os foguetes. Alguns, inclusive, já abriram empresas nessa área. É um trabalho que transforma vidas”, afirmou.

Durante visita ao município, o representante da OBA também ministrou uma palestra para professores, com o objetivo de atualizar os conhecimentos sobre astronomia e desmistificar conteúdos que muitas vezes chegam de forma sensacionalista ao público. “Astronomia pode – e deve – ser ensinada de forma lúdica e com curiosidade, mas sempre com base científica. Com o à internet e inteligência artificial, não há mais desculpas para o desconhecimento”, concluiu.

A Mostra Municipal de Lançamento de Foguetes é organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a OBA e integra o calendário anual de atividades escolares, reforçando o compromisso de Lucas do Rio Verde com a ciência, inovação e formação cidadã dos seus estudantes.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor 495os

Avatar de Redação

Redação 4a3fv

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.