O governo da França declarou o primeiro jato Concorde, o Concorde 001, como monumento histórico do país. A aeronave, de matrícula F-WTSB, está preservada atualmente no Museu Aeroscopia, no Aeroporto de Toulose. A unidade está aberta para visitação do público desde 2014.
O avião pertence à Academia do Ar e do Espaço (AAE), fundada por André Turcat, piloto de testes do Concorde. O exemplar mantém todos os equipamentos originais e instrumentos de teste.
A aeronave desempenhou papel central na certificação do jato supersônico. O primeiro voo ocorreu em 6 de dezembro de 1973 e acumulou 909 horas no ar ao longo de 423 operações, sendo 247 em modo supersônico. Apesar de participar dos testes finais de homologação, a unidade não entrou em operação comercial.
Segundo o Ministério da Cultura francês, a análise que fundamentou a decisão foi o valor patrimonial do modelo, que faz parte da história da indústria aeroespacial sa.
[#AAEinfo]✈️𝗩𝗮𝗹𝗼𝗿𝗶𝘀𝗮𝘁𝗶𝗼𝗻 𝗱𝘂 𝗽𝗮𝘁𝗿𝗶𝗺𝗼𝗶𝗻𝗲 𝗮𝗲́𝗿𝗼𝗻𝗮𝘂𝘁𝗶𝗾𝘂𝗲 : 𝗹𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗼𝗿𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗽𝗿𝗶𝗲́𝘁𝗲́ 𝗱𝗲 𝗹’𝗔𝗰𝗮𝗱𝗲́𝗺𝗶𝗲 𝗱𝗲 𝗹’𝗮𝗶𝗿 𝗲𝘁 𝗱𝗲 𝗹’𝗲𝘀𝗽𝗮𝗰𝗲 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗻𝘂 𝗺𝗼𝗻𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁 𝗵𝗶𝘀𝘁𝗼𝗿𝗶𝗾𝘂𝗲
🔗https://t.co/4r7yc2XXNA pic.twitter.com/7GTAPXLjOA— Académie de l’air et de l’espace (@Acad_Air_Espace) May 6, 2025
Entre as 20 unidades fabricadas entre 1967 e 1979 pela Airbus (Antiga Aérospatiale) e pela Britsh Aircraft Corporation (BAC), 18 estão preservadas. Seis deles permanecem na França, incluindo duas unidades no Museu Aeroscopia. Uma delas foi aposentada em 2003, quando operava comercialmente pela Air .
A Airbus celebrou a decisão do governo francês. Em nota, a fabricante disse que o reconhecimento reforça o legado técnico e cultural do Concorde, que continua a atrair interesse mundial.
Fonte: revistaoeste