Sophia @princesinhamt
Turismo

Impacto dos Incêndios nos Destinos Turísticos Tradicionais do Brasil 6z4350

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Desde o final de agosto, diversos pontos do Brasil registram focos de incêndio à medida que as temperaturas elevadas e a baixa umidade facilitam a propagação do fogo.

Segundo levantamento do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado mais afetado é o Mato Grosso, que contabilizava mais de dois mil focos na terça-feira (10), seguido do Pará, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

A crise climática no país vem devastando parques nacionais e afetando outros pontos turísticos do país. Veja, a seguir, alguns dos destinos atingidos pelo fogo:

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso 5w4860

Desde o dia 21 de agosto, pelo menos dez mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foram devastados pelo fogo. O Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) fechou, por tempo indeterminado, quatro importantes atrações do complexo: o Véu da Noiva, que é também o cartão-postal do parque; a Cachoeirinha; o Circuito de Cachoeiras; e o Morro São Jerônimo.

Chapada dos Veadeiros – Goiás 2o321o

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, cerca de dez mil hectares foram queimados. Segundo a istração da unidade de preservação, a área atingida é ainda uma estimativa e fica entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.Incêndios afetam turismo em destinos tradicionais do BrasilIncêndios afetam turismo em destinos tradicionais do BrasilO primeiro foco de incêndio começou no dia 5 de setembro e já foi controlado. Ainda há outras queimadas acontecendo dentro e nos entornos do parque, mas a concessionária responsável pela gestão, a Parquetur, mantém o complexo aberto e em funcionamento. Em nota conjunta divulgada no Instagram na terça-feira (10), a Parquetur e o ICMBio afirmam que “o incêndio ocorre em uma região que não afeta e nem coloca em risco as áreas de visitação do parque, que neste momento mantêm seu funcionamento em São Jorge normalmente”.

Jalapão, Lagoa da Serra e Rio Azuis – Tocantins 1o3kb

No Parque Estadual do Jalapão, as Dunas do Jalapão são um ponto bastante procurado para assistir ao pôr-do-sol. A atração chegou a ficar fechada para visitação entre 4 e 7 de setembro devido a incêndios nos arredores. Com o controle das chamas, o o voltou a ser liberado.

Outros pontos turísticos atingidos pela queimadas no Tocantins ficam mais ao sul. Na Lagoa da Serra, na cidade de Rio da Conceição, turistas tiveram que sair às pressas, no dia 4 de setembro, depois que as chamas atingiram árvores e quiosques que ficam no entorno. Não houve feridos e o foco de incêndio foi controlado.

Também houve incêndio no dia 5 de setembro no entorno do Rio Azuis, entre as cidades de Aurora do Tocantins e Taquatinga. Tido como o menor rio do Brasil, ele possui apenas 147 metros de extensão e águas cristalinas.

Vale do Paraíba e Serra da Bocaina, São Paulo 113c6m

No interior de São Paulo, os bombeiros combatem nesta quarta-feira (11) dois focos de incêndio em Campos do Jordão, mais exatamente no bairro Vila Fracalanza. Outros destinos na região do Vale do Paraíba estão sendo atingidos por queimadas, incluindo São Bento do Sapucaí, em uma área de mata próxima à Pedra do Baú, um cartão-postal local.

Já na Serra da Bocaina, um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade de Bananal na terça-feira (10), mas as chamas já foram controladas. A cidade de Cunha também tinha um foco de incêndio ativo até a segunda-feira (9). O monitoramento segue na região.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor 495os

Avatar de Redação

Redação 4a3fv

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.