Sophia @princesinhamt
CENÁRIO AGRO

Como proteger seu rebanho da gripe aviária: recomendações do Indea-MT 2a3x17

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mato Grosso não possui casos confirmados de gripe aviária. Contudo, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) tem pedido que aos criadores de aves de subsistência e produtores de granjas comerciais para intensificarem os cuidados sanitários e medidas de biossegurança de proteção contra o vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP).

Uma nota técnica (confira aqui) com as recomendações foi divulgada pelo Indea-MT nesta quinta-feira (22).

Até o momento, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apenas o município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, conta com um caso confirmado em ave comercial, além de Sapucaia do Sul, no mesmo estado, em ave silvestre.

Ainda de acordo com o Ministério, 12 casos suspeitos estão com investigações em andamento no país.

Na última segunda-feira (19), como destacado pelo Dia de Ajudar Mato Grosso, um caso suspeito de gripe aviária em aves de criação doméstica (subsistência) em Nova Brasilândia foi descartado.

Ações contra gripe aviária seguem 1q3b6n

Apesar do estado não possuir nenhum caso confirmado, o Indea-MT reforça que ações de prevenção estão mantidas.

Entre as ações estão inspeções em propriedades rurais que possuem aves de fundo de quintal, fiscalizações das medidas de biosseguridade, monitoramento em granjas comerciais, fiscalização do trânsito e ações educativas, além da investigação de suspeitas de doenças com coleta de amostras de aves domésticas e silvestres.

A nota técnica do Indea-MT destaca que entre 2023 e 2025 Mato Grosso registrou 159 investigações para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Doença de Newcastle (DNC). Destas, 57 estabelecimentos (35,85%) tiveram amostras colhidas para exame laboratorial. Todas deram resultados negativos para as doenças investigadas.

O Indea-MT salienta ainda que “a investigação de suspeitas é um procedimento de rotina na Defesa Agropecuária”.

Mato Grosso conta com 37,2 milhões de aves comerciais, sendo Nova Mutum, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde os municípios que concentram a maior produção de aves. O Estado ocupa o 8º lugar no ranking de exportadores de carne de frango e o 4º em exportação de ovos do país.

Suspensão das exportações de carne de aves n5t5

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, até quinta-feira (22) mais de 30 países suspenderam total ou parcial às exportações de carnes de aves brasileiras.

A situação, conforme comunicado do Ministério até ontem era a seguinte:

Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão.

Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia. A Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão do país todo e reduziram a restrição geográfica para o estado do Rio Grande do Sul.

Suspensão para o município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor 495os

Avatar de Redação

Redação 4a3fv

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.