Via @folhamaxoficial | Após ter o escritório atingido por disparos no sábado, o advogado e candidato a presidente da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, Marcos Mendes, foi alvo de um novo atentado, neste domingo (3). Na parte da tarde, a residência do jurista foi atingida por tiros, um dia após a prisão de um criminoso que confessou ter atirado contra o prédio onde fica seu escritório e pichado a residência da advogada Caroline Miranda.
Na manhã deste sábado (2), os escritórios do advogado Marcos Mendes, candidato à presidência da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, e de sua colega de chapa Carolina Rodrigues Miranda, candidata a secretária-geral, foram alvos de violência. O escritório dele amanheceu com marcas de tiros, enquanto o de Carolina foi pichado, indicando um cenário de intimidação contra a advocacia local.
Marcos é apoiado pela chapa “Coragem para Mudar”, liderada por Xênia Guerra, candidata à presidência da OAB-MT. O autor dos disparos foi preso na noite de sábado, por policiais militares do 13º Batalhão, em Lucas do Rio Verde. O suspeito, que tem agem por roubo, confessou o crime e disse ser integrante do Comando Vermelho. Com ele, foi encontrado drogas, dinheiro e munição.
Segundo informações, criminosos aram na tarde deste domingo atirando contra a casa do advogado. Por conta do episódio, foi feita uma força tarefa para tentar localizar os autores dos disparos, mas os bandidos fugiram. No entanto, o segundo envolvido no atentado ocorrido no sábado foi encontrado pelos policiais e foi preso.
Com as informações colhidas com os dois suspeitos presos, as forças de segurança que atuam em Lucas do Rio Verde estão a procura dos criminosos que dispararam contra a casa do advogado na tarde deste domingo. Uma das linhas de investigação é a de que houve um desacordo comercial, já que o advogado teria recebido um veículo como forma de pagamento de honorários, mas que os contratantes, posteriormente, pediram a devolução do automóvel. A proposta, no entanto, não foi aceita pelo jurista, que relatou ter sofrido ameaças, pelo celular, durante a semana.
Em depoimento aos policiais, após ser preso, o autor dos disparos relatou que o advogado teria recebido pagamento para defender faccionados, mas que teria deixado o serviço sem ser finalizado. O suspeito relatou ainda que deu os tiros no escritório após receber ordens do gerente do Comando Vermelho em Lucas do Rio Verde.
OAB pede proteção 6q5z2g
Diante da gravidade dos fatos, a OAB-MT, no sábado (2), por meio de sua presidente, em conjunto com a presidente da Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda, ativou as autoridades logo após a primeira ocorrência, solicitando e acompanhando as providências em proteção à advocacia e à sociedade luverdense. Ainda no sábado, a Polícia Militar prendeu o autor dos disparos contra o escritório, que confessou o crime.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) repudiou o novo incidente contra o advogado Marcos Mendes, ocorrido em Lucas do Rio Verde, neste domingo (3), e informou que a presidente Gisela Cardoso entrou em contato, mais uma vez, com o secretário de Segurança do Estado de Mato Grosso, Coronel Roveri e solicitou proteção policial ao advogado.
Em atendimento à sua solicitação, o secretário informou que foi aumentado o efetivo policial no município, destacando a Força Tática e a Cavalaria da Polícia Militar para garantir a proteção do advogado e de seus familiares.
A OAB-MT permanece em atenção total a esse preocupante episódio de violência contra a advocacia e informa, ainda, que está em contato direto e constante com as autoridades policiais de Lucas do Rio Verde, assim como com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, e o secretário de Segurança de MT, que têm agido com prontidão e atenção à solicitação da OAB-MT.
Leonardo Heitor
Fonte: @folhamaxoficial